quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Avatar e a destruição do Haiti



Vocês não têm aquela sensação clara de que o mundo está acabando?

Não, não estou falando dessa coisa de 2012, profecias antigas, maias, astecas, pipocas, nostradamus, nosferatus, nós na fita, não é nada disso. A mídia já se encarrega demais disso.

Também não preciso me remeter ao discurso apocalíptico das igrejas e seitas que falam do anticristo, das trombetas finais, do julgamento etc etc.

E ainda não quero falar das projeções lógicas e quantitativas que os cientistas e ambientalistas e astrônomos publicam todos os dias, não.

...Só estou me questionando se alguém mais, como eu, tem a leve impressão de que o mundo está mesmo acabando, só isso. Mesmo tentando fazer um grave exercício mental de me isolar de todas essas informações anteriores que relatei, mesmo à parte disso tudo: VOCÊ NÃO TEM A IMPRESSÃO DE QUE O MUNDO VAI PRO BELELÉU nos próximos anos??

Não sei, pode parecer exagero meu, mas é que algumas coisas realmente fazem sentido quando o assunto é esse... Eu vejo a cada dia que a minha experiência de vida individual, remodelada por cada nova descoberta, cada novo experimento, e claro, também por cada novo acontecimento global e suas notícias, tudo isso parece aos poucos revelar o inevitável: a gente acabou encarnando no rabo da fila, na raspa da mariola, no toco do bambu - no finzinho do mundo tal o qual o conhecemos há um tempinho como seres humanos!...

Que bom, né?

Poderemos presenciar uma acontecimento fantástico!

Não que a vida em si já não seja fantástica, não é isso... Gosto muito de ver aqueles bichinhos engraçadinhos que passa de vez em quando no Discovery Channel, não tem aqueles sapinhos, os macaquinhos, essas coisas? E tem um monte de planta legal também, umas árvores enormes, dia desses mesmo vi num livro da Readers' Digest um Baobá enoooorme... Poxa, tudo isso é muito bacana, acho que Deus está de parabéns por ter intuído algo assim.

...mas não lhes parece diferente o fato de estarmos vivos para presenciar um fato tão esperado assim? O fim da nossa espécie! Ou pelo menos o fim dos hábitos que a marcaram nesses últimos séculos amaldiçoados... E se houver um "depois", como seria isso?

Será que passaremos (olha, eu dizendo "passaremos"... sei lá se vou passar!) para um outro nível energético de existência; será que passaremos a habitar a Lua, que provavelmente estará mais fresquinha para se viver?

Será que a Dilma Roussef vai ser presidente?

Será que os últimos acontecimentos da Terra ficarão gravados em nossa memória eterna quando tudo explodir de repente, e teremos que nos contentar em passar a eternidade com o Faustão estampando o nosso terceiro olho (o de cima) num infinito purgatório?!

(Ai, estou escrevendo isso às 3 horas da manhã, não liguem se estiver muito desconexo, tá?)

Enfim, as coisas que estão acontecendo no Haiti são descomunais... Parece que Shiva resolveu sapatear a ilha, parece que Zeus agarrou o pé numa placa tectônica e tá fazendo força pra sair... O que são 200 mil pessoas mortas de repente? Imagina isso aqui perto de vocês, perto da gente...! O cheiro que isso dá, o medo que isso causa, a sensação plena do fim do mundo na porta da sua casa... aliás, que casa?

O Haiti não seria apenas um singelo porta-retratos que o planeta arranjou para nos mostrar nosso eventual (e provável)  futuro próximo?

(...) Bom, mudando de água pra vinho (como um bom Jesus): ainda não vi "Avatar", mas a pressão é tanta que vou ter que ver. Tem gente que está dizendo que é uma revolução na maneira de fazer cinema. Que é mais que um filme, é uma experiência. Já ouvi dizer até que a estética e todos os recursos do filme são a coisa mais aproximada que já se fez de uma viagem alucinógena, que é como se os Smurfs tivessem tomado o Santo Daime!...

Bem, vou ver de curioso, e também por intuir que algo de verdade está ali. Depois de ter afundado o Titanic com tanta magnitude, o James Cameron merece pelo menos um ingresso de R$10 pra ir ver sua nova proposta.

...o quê? O cinema já está em R$12????!! Maldito mundo! Explodaaaa!!!!