sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vou sair de mim no Carnaval

Teve um carnaval, acho que o do ano passado, em que saí fantasiado de mim mesmo.
Sim!
Usei uma máscara de "Wellington Lyra", e saí com a Jô e a Rádima pelas ruas.

Pena que não tenho nenhuma foto para publicar aqui, mas as pessoas que me encontraram naquele ano poderão comprovar esta sandice!

(...)

Neste ano, não sei ainda... Queria muito, muito mesmo, que houvesse algum tempo sobrando entre hoje e semana que vem, para eu confeccionar os tão sonhados "Bonecões" gigantes, tipo esses de Olinda, para desfilar com cinco ou seis amigos pelas ladeiras do centro, recriando Pernambuco em Macacu.

A ideia é homenagear o meu saudoso avô Joãzinho Lyra, aquele da gráfica, que é filho do Recife - PE. Minha vó é de Natal, Rio Grande do Norte. Acho que um bloco de Bonecões seria uma bela homenagem à terra deles, a este nordeste multicolordo que tem tanto a ensinar às culturas elitistas do Rio de Janeiro...

O nome do bloco vai ser "Bezerra Delira", uma mistura do sobrenome do meu avô (Bezerra de Lyra) com o fato do delírio do carnaval, essa loucura que todos se permitem vivenciar na maior folia do mundo. Quero passar com eles num horário mais cedo, alternativo, e ao fundo só tocando maracatus, frevos, e as impagáveis cirandas de Lia da Ilha de Itamaracá, de onde meu pai conta histórias de sua infância...

Lembro que em carnavais pra trás, a gente que é do teatro ficava tão desajeitado no meio daquelas fantasias todas, o povo todo usando as roupas de personagens que a gente na verdade passava o resto do ano todo usando, em nossas peças!... Parecia que nós, trajando roupas comuns, estávamos fantasiados de nós mesmos num raro momento de "não-teatro" ao longo do ano.

Talvez daí tenha surgido a ideia da máscara de "Wellington Lyra"...

Então... voltando aos bonecões:

Queria criar uns bonecos que retratassem os personagens locais. Tenho ideia de alguns para os primeiros neste ano, mas fiquem à vontade para dar novas sugestões. Pensei em: meu avô, minha avó, Nande Cangalha, Tião Coronha e Julinho Roll. O brabo vai ser fazer uma bicicleta pro Tião, não sei como vai ficar isso...

No mais, se alguém tiver interesse em entrar para a História na cidade, é só marcar dia e horário pra gente carregar os gigantes pelas ruas da cidade!...

6 comentários:

  1. ...a propósito, se alguém quiser sair de mim, minha máscara está aqui em casa, tá? hehehe

    ResponderExcluir
  2. Que idéia maneira, Jesus! Olha que eu tô nessa, hein!

    ResponderExcluir
  3. Putz! Até que eu ajudaria a fazer um trem desses, mas vou estar enrolado com a matrícula da universidade e mudança... Qualquer coisa eu apareço!

    ResponderExcluir
  4. Bem, hoje eu vou sentar minha rabiola na sala para tentar o primeiro bonecão... Minhas expectativas de sucesso são: nulas!

    O mais provável é que nenhum deles fique em nada parecido com pessoa alguma, mas daí a gente veste com uma roupa adequada, põe uma plaquinha com o nome do homenageado - e o recado está dado! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu quero também!Mas será que vai dar tempo?

    ResponderExcluir
  6. Acabou não rolando...
    Até preparei a cabeça do meu avÔ (que não ficou nada parecido com ele!...rsrs), mas este carnaval foi emocionalmente emperrado pra mim...

    Estou transferindo o desfile inaugural ou para a III Semana do Teatro (21 a 27 de março) ou então para o Bandas e Fanfarras, em maio... o que acham??

    =) Valeu!

    ResponderExcluir

Comente esta parábola: