terça-feira, 27 de abril de 2010

Poema resumo até 27 de abril



"Considerações sobre uma luta inglória"
ou
"Dá vontade de partir"

1
Ruminâncias
Há dias em que lutar parece significar poente
Pratos desses de se servir à noite
Após orkut e twitter vazios

Eu sento meu corpo no escuro
Banhado de sombras
Oculto de mim

O culto que prezo nos dias
Adias teus passos sem fim
Passeias sem sol por escadas
Nem liga, nem dança, nem logo, nem sim

Rumino meus ideais,
mastigados exaustivamente
até perder o gosto
E gosto.
É de saber que neste ponto,
após qualquer vestígio de prazer,
os alimentos já sem fibras
ou coloração,
É sempre neste ponto
que sobra o pino da verdade:
a mastigação autônoma,
robótica,
soviética,
revela em seu amargor sem torpe
uma refeição cruel e necessária.

Ruminar é essencial
para não cuspir ansiedade.

Desintegrar-se é estratégico
para quem entende a fome.

Tenho fome. Meus frutos estão secos.
Meus pratos sujos,
Meus amigos tontos,
Meu estômago cáustico.

Aguardo luz.

2
Quissamanga
Fui pra praia
ver o mar
catar conchas
caminhar horas a sol na areia

Recobrei olhares ancestrais
com minha mãe, o mar
perdido no vazio do oceano,
já protagonista de tantas
histórias em mim...

Quissamanga,
Quizanga,
Quissamã...
...o mar!

Descobrindo flores nunca dantes vista
Caminhando a sóis
a sós que não se fica!

3
Depressão pós-parto
...só é chato às vezes,
depois de agitar
algumas montanhas,
sentir que aquele frio
de dez, quinze anos atrás,
volta bem quietinho
e se acomoda no fim da sala,
à espreita.

Estar em estado depressivo
é sempre uma lembrança
que atormenta,
por mais distante que pareça.

A possibilidade de paralisar
É algo que tenho que conviver,
Para além de qualquer entrave
- é condição.

Como me disse Michelle, agora,
Que os deuses me acompanhem
nesta senda;
Estou aberto para o lado cruel da vida
E rogo por um apoio cultural.

=)

Um comentário:

  1. Caraca, mas por que é tão difícil ter apoio para sair por aí e representar minha cidade???

    Cansa, esgota minha saúde, desarticula meu tempo, bagunça meus rendimentos, estressa meus dias, corta meus sonos... E tudo em função de quê, afinal?

    Será que vale mesmo a pena???

    > Thiago, Terra, Zulmira, e outros, obrigado imensamente por acreditar em nossa loucura... vcs são o combustível que nos resta na hora de decidir entre parar ou seguir... entre ficar ou partir para outras terras...

    Agora, que é triste - isso é!! =P

    ResponderExcluir

Comente esta parábola: