quarta-feira, 23 de março de 2011

Carta aberta ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Cachoeiras de Macacu

Carta aberta ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Cachoeiras de Macacu

Na qualidade de ex-presidente e um dos membros fundadores da Associação de Artistas de Cachoeiras de Macacu - AVIVA - torno público minha consternação ao escutar, no último dia 23 de março, na Rádio Desperta FM, uma entrevista com o Ilmo. Sr. secretário Osório Luis Figueiredo, na qual o mesmo se refere à Associação Aviva como uma entidade de suma importância para o município, mas que segundo ele, não estaria cumprindo seu papel de forma satisfatória. Gostaria de me reportar ao senhor secretário afirmando que a Aviva é a mais abrangente e democrática instituição cultural de nossa cidade, congregando artistas, produtores, arte-educadores e gestores de todos os distritos, fomentando a discussão sadia e crítica, num exercício permanente de maturação e construção da noção de "classe artística" entre os trabalhadores da Cultura. Não é função da Aviva formular ou apresentar projetos à prefeitura municipal, conforme insinuado e até questionado em tom de cobrança em seu pronunciamento na rádio. Antes, nossa missão institucional é fazer com que a voz daqueles que vivem verdadeiramente de sua Arte possa ser ouvida sem censura, restrição ou tutelamento patronal. Através de reuniões presenciais mensais, debatemos e construímos alternativas democráticas para os desafios que a gestão cultural enfrenta em seu dia-a-dia, de maneira especial aqueles pelos quais o Brasil passa nos últimos anos, com profundas mudanças na forma de se conduzir seu desenvolvimento. E infelizmente, senhor secretário, cabe a mim tornar público nesta nota, em tempo, que a gestão exercida pelo senhor à frente da pasta possui graves dificuldades de adequação a esses novos tempos, chegando ao ponto de, em pronunciamento público, dizer abertamente que discorda da atuação da nossa única Associação de Artistas, julgando-a precipitadamente inativa, ou dissimulada de seu papel. Eu, e os demais associados da Aviva, embora já o tenhamos feito por cerca de cinco anos seguidos, ainda aguardamos sua presença - ou de algum de seus subordinados - a qualquer uma de nossas reuniões, convocadas publicamente através de publicação em jornais, para que o senhor possa presenciar o nosso verdadeiro papel, e não apenas supô-lo à distância.

Atenciosamente,

Wellington Lyra
Delegado Estadual de Cultura
Presidente da Aviva na gestão 2009-2010














3 comentários:

  1. É isso aí todos merecem ser ouvidos, mas tem gente que acha que sóele(a) pode. APOIADO!
    Sylvia Braga

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE! INFELIZMENTE VIVEMOS NUM MUNDO QUE OS "PODEROSOS" AINDA PENSAM SEREM DONOS DO MESMO, NÃO ACEITAM SUGESTÕES, NEM SEQUER SE PROPÕE A TER O DISCERNIMENTO E A HUMILDADE PARA SENTAR-SE E SIMPLESMENTE OUVIR O OUTRO OU NO CASO A CLASSE VERDADEIRAMENTE ARTÍSTICA, NÃO SE COLOCA DE FORMA QUE POSSA DIVIDIR IDÉIAS, SE SENTEM COMO SE ALGUÉM O FOSSE SUBESTIMAR OU MOSTRAR ALGUMA PROJEÇÃO PARA A PASTA DE MANEIRA MAIS CRIATIVA, MAIS ATUANTE, MAIS INOVADORA, MAIS DENTRO DA REALIDADE CULTURAL, QUE ATRAVÉS DE UMA OPORTUNA CONFERÊNCIA NACIONAL, CUJO MOVIMENTO FOI CONSIDERADO UM DOS MAIORES, SENÃO O MAIOR MOVIMENTO DE UMA CLASSE EM BRASÍLIA, E QUE JUSTAMENTE O INTERESSE MAIOR É SENÃO DE FAZER CRESCER EM NOSSO PAÍS O LADO CULTURAL TÃO LARGADO, TÃO MAL CUIDADO... FALO NÃO SÓ COMO PAI QUE SOU DE UM BRASILEIRO QUE ACREDITA QUE NOSSO BRASIL PODE E DEVE SER MELHOR, PODEMOS AJUDAR SIM A TORNÁ-LO BEM MELHOR, FALO E APÓIO UM ARTISTA QUE AMA O QUE FAZ E ACREDITA NUM MUNDO MAIS ALEGRE, MAIS FELIZ, MAIS ITINERANTE, MAIS SOCIALIZAVEL, MAIS LEVE, MAIS AO ALCANCE DO MENOS FAVORECIDO, LEVANDO DIVERSÃO, LAZER, ALEGRIA, RISOS, MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO... CHEGA DE CARA SISUDA, DE MÁ VONTADE, DE CHATICE, DE POLÍTICA PRA INGLÊS VER, PRECISAMOS PARTICIPAR MAIS, AVANÇAR MAIS, SER MAIS COMUNIDADE, SER MAIS ATUANTE, CHEGA DE JOGAR PRA GALERA, ESTAR SECRETÁRIO NUMA COISA QUE NÃO SE CONHECE É SIMPLESMENTE FAZER COM QUE O PROGRESSO SEJA RETARDADO, É ADIAR UMA ALAVANCADA QUE É PRECISO ACONTECER... NÃO SE TEM CONHECIMENTO DE CAUSA, DEIXE AQUELES QUE NO MÍNIMO BOA VONTADE APRESENTAM, NÃO SE TEM QUEDA PRO NEGÓCIO, DEIXE AQUELES QUE AMAM A ARTE, QUE QUEREM DE FATO TRABALHAR PELO DESENVOLVIMENTO DOA NOSSA QUERIDA CACHOEIRAS DE MACACU. ADORO MINHA TERRA, EMBORA VEJAMOS MUITAS COISAS QUE PODERIAM SER MUITO MELHORES, SONHO COM MUITAS COISAS AINDA PARA FUNCIONAR DE MANEIRA MELHOR, NÃO ESTOU AQUI PARA DISCUTIR COM NINGUÉM, MAS NÃO POSSO ME FURTAR DE EXPRESSAR A MINHA SOLIDARIEDADE AO MEU QUERIDO FILHO-ARTISTA EM SUA GRANDE E DESIGUAL LUTA CONTRA AQUELES QUE NÃO ACRESCENTAM E AINDA QUEREM ATRAVANCAR UM AVANÇO, QUE DE POSSE DE POSTO ALCANÇADO NÃO POR MÉRITO, MAS POR CONOTAÇÃO PURAMENTE POLÍTICA SE PERPETUA NO PODER E SE ACHA ACIMA DO BEM E DO MAL.
    DEVERÍAMOS COLOCAR CADA MACACO NO SEU GALHO, DAI A CESAR O QUE É DE CESAR, NÃO ME INTERESSA SE É A, B OU C, DESEJO É VER GENTE QUE AMA AQUILO QUE FAZ, E FAZ POR PURO AMOR, ESSE MERECE SIM O MEU APLAUSO, INDEPENDENTE DE CREDO, COR RAÇA OU LUGAR... QUE SE LASQUE O QUE PENSA, ESTE É O QUE EU: HELINHO LYRA PENSO. UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Comente esta parábola: